Aposentadoria por idade ou por Tempo de contribuição? Você sabe qual é a melhor?

No momento de se aposentar, é normal ter dúvida sobre qual tipo de APOSENTADORIAescolher. Será que vale a pena esperar um pouco e se aposentar por idade?

Quero deixar claro como água a diferença entre elas e quando chegar no final deste artigo você vai entender as diferenças entre as duas, os benefícios e os contras de cada uma delas.

Aposentadoria por idade

A primeira coisa que você precisa saber sobre a Aposentadoria por idade é que ela é concedida para os filiados ao INSS com pelo menos 60 anos (mulheres) e 65 (homens).

Tanto o homem como a mulher precisam ter no mínimo 180 contribuições mensais para ter direito a esta APOSENTADORIA.

Perceba que eu falei 180 contribuições mensais e não 15 anos de Tempo de contribuição. E isso faz diferença.

Para o INSS, conta como 1 mês de contribuição mesmo algum período, algum mês, que você tenha trabalhado apenas um dia no mês. Então se você teve um contrato de trabalho que durou apenas 1 dia, o mês inteiro irá contar como uma contribuição mensal.

Outro detalhe, é que se você trabalhar em dois lugares ao mesmo tempo, as contribuições não são contadas em dobro. Isso quer dizer que para a contagem de meses de contribuição não importa quantas contribuições, quantos empregos, você tenha ao mesmo tempo.

Aposentadoria por idade é a mais vantajosa para quem começou a contribuir mais tarde com o INSS. Quem começou a trabalhar muito jovem, normalmente tem APOSENTADORIAs mais vantajosas que a por idade,

Quanto você vai receber na Aposentadoria por idade?

A forma de calcular esse tipo de APOSENTADORIA, como todas as outras, é complexa. Mas você precisa entender o conceito e entender o que está acontecendo na sua APOSENTADORIA.

O cálculo é feito levando em consideração 70% do valor da APOSENTADORIA integral mais 1% para cada ano de contribuição. Assim, para receber o valor integral, é preciso ter contribuído por 30 anos (70% + 30% = 100%).

Whatsapp
Enviar via WhatsApp